A IRMANDADE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vencendo aos poucos a timidez

Ir para baixo

Vencendo aos poucos a timidez Empty Vencendo aos poucos a timidez

Mensagem por Instrutor José 09/07/14, 08:51 pm

Segundo o psiquiatra Augusto Cury cerca de 80% dos jovens nesse século desenvolve algum tipo de timidez. Segundo minha visão, vivemos em tempos em que a comunicação é mais distante graças aos meios de comunicação e aos fatores externos como o ambiente vivenciado. Enquanto eu tive uma adolescência livre de facebook, a maioria dos rapazes usa o mesmo como o principal meio de conversa.

Então ao se depararem com o público real (principalmente garotas) ocorrem alguns bloqueios na mente por causa do medo. Então chegam a gaguejar, se perder nas palavras, ansiedade de sair logo do local e o pior é que: como o diálogo foi desagradável, o sujeito vai ficar com medo de repetir os mesmos erros na próxima vez e não tomar mais outra atitude de iniciar um diálogo.

E agora José, como superar isso?

Primeiro mantenha o otimismo. Saiba que é um cara legal e os outros não sabem porque não tiveram a oportunidade de te conhecer, só basta você se apresentar.
Comece a conversar com os desconhecidos por causa de um motivo. Com a atendente do caixa do supermercado, tire uma dúvida com o cobrador do ônibus, peça para aquele senhor solitário na praça contar um pouco de sua história. Nessas situações além de você aprender com os outros, vão te livrarem aos poucos da timidez.

Frequente um lugar aonde não tenha conhecidos e se entrose. Numa academia, curso, projeto científico e até no barbeiro. Quando conhecer todos, vai perceber que não é tão difícil assim conhecer pessoas.
Conheça variados assuntos. Eu entendo sobre musica, academia, filosofia, politica, história, artes marciais, sociologia, psicologia, direito, religião, etc. Depois que comecei a estudar, percebi que começava a surpreender as pessoas com a variedade e nunca faltava assunto. Tenha um arsenal de assuntos e vai surpreender as pessoas, mas se for um assunto sério fale de maneira humorada para não parecer um nerd chato.
Como falei acima, o humor é fundamental se for usado na maneira certa. Não use frases que só meu tio fala como “é pavê ou pra comer?”. Fale coisas espontâneas.

Seja um ouvinte e não um orador. Faça perguntas estratégicas em que você tem certeza que o outro vai falar muito e assim não vai ficar precisando pensar em outros assuntos.
Cuide da aparência, pois ela é a primeira impressão e muitas pessoas ainda insistem em “julgar pela capa”. Só consiste em andar, se vestir de forma decente e com cabelo e barba bem feitos.
Sempre procure explorar os campos das conversas, conheça cada pessoa de cada vez e quando se sentir mais confiante poderá até conhecer um grupo todo. Basta confiar em si mesmo. E se errar, tente com outra pessoa. Não é porque errou uma vez que deva desistir.

Leia e pratique.
Instrutor José.
Instrutor José
Instrutor José

Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/07/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos